• elementusjr

Uma bebida milenar: O chá


A origem do chá

O chá é uma das bebidas mais consumidas do mundo e mais antigas da história. Mas qual sua origem? Reza a lenda que o chá se tornou conhecido por acaso. Aconteceu na China, em 2737 a.C, quando o imperador Shen Nung estava em uma viagem e havia parado debaixo de uma árvore para descansar e beber água, que era fervida por medida de higiene.


Nesse processo, com a água quente, algumas folhas caíram dentro da água. O imperador, ao ver a mudança de cor que as folhas causaram na água, teve grande curiosidade e resolveu experimentar a bebida, descobrindo ali um sabor inédito e aprazível. O chá, então, se desenvolve durante toda a história, passando por “escolas” chinesas nas dinastias Tang, Song e Ming, expandindo para o Japão, Índia, Europa e, hoje, conhecido em todo o mundo.


A chegada ao Brasil

A cultura do chá chegou ao Brasil por meio da família real, em 1812, que cultivou a Camellia Sinensis no Jardim Botânico (RJ), mas ela não se adaptou bem ao clima. Então, só por volta de 1930 que a cultura do chá conseguiu se estabelecer no Brasil, no Vale do Ribeira (SP), que ficou conhecida como a “Capital do Chá”. O chá já foi uma bebida bastante elitizada, mas se torna cada vez mais popular também nas américas.


Mas o que é chá?

No Brasil e em Portugal, costumamos chamar toda bebida que vem da mistura de folhas, raízes e ervas, com água, de “chá”. Porém, chá é a bebida produzida a partir da erva Camellia Sinensis, já as demais são classificadas como infusões. O grande diferencial entre os tipos de chá está no processamento da planta. Desta feita, alguns conhecidos “chás” como a camomila e gengibre, por exemplo, não são chás, mas sim “infusões”, pois não são derivados da erva citada. Intrigante, não?


Com o crescimento dessa cultura, hoje também se tornou bem popular os blends - misturas de chá com frutas, flores e/ou especiarias. Estes são os mais requisitados entre o público jovem como uma bebida alternativa ao sair em encontros com amigos, para experimentar algo diferente e também escolhida com preferência por muitos.


Quais são seus benefícios?

Um dos maiores diferenciais do chá, é que além de ter um sabor único e especial, os benefícios para quem consome são diversos e variam de acordo com qual tipo estamos consumindo. Alguns exemplos são: efeito antioxidante, melhoria nas defesas naturais do corpo, auxilio no controle da glicose sanguínea, ajuda a emagrecer, melhora o humor e muito mais!


Uma bebida bastante curiosa e saudável, que está se enraizando cada vez mais no dia a dia do brasileiro. Curte chá? Já pensou em investir nesse segmento? Entre em contato conosco para caminharmos juntos nessa nova jornada. A Elementus Júnior Consultoria é especialista em soluções em processos produtivos, agende aqui o seu diagnóstico gratuito!

15 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com