• elementusjr

Mapeamento de Processos: por que ele é essencial?



Um empreendimento construído sem organização e definição de seus processos se limita na sua capacidade de crescimento. A falta de informações como: ordem das atividades a serem realizadas, tempo de realização de cada etapa na produção e função exata de cada funcionário dentro da empresa certamente trará problemas (ou já trazem) para a qualidade dos produtos e custos total de produção.

Para iniciar um mapeamento de processos, é necessário que a empresa responsável pelo mapeamento conheça o processo da forma que ele é realizado atualmente. Boa parte das empresas não tem seus processos registrados ou dão muita liberdade aos seus funcionários para que eles realizem as atividades do seu jeito. Por conta disso, essa etapa costuma ser a mais longa do projeto porque deve-se acompanhar o trabalho de todos os funcionários.

Uma vez conhecido o processo como ele é atualmente, inicia-se as análises dos fatores que atrapalham/auxiliam o processo, o que pode ser otimizado e a viabilidade de cada otimização.

Vale salientar que, mais importante do que identificar pontos de melhoria, é saber priorizar essas oportunidades. Por exemplo, aplicar a metodologia 80/20 e focar no aumento da capacidade produtiva de um produto que corresponde ao maior faturamento da empresa.

Se sua empresa já possui os processos mapeados, o que fazer?

O Mapeamento de Processos é um ciclo contínuo. O diferencial de cada empresa contratada para o mapeamento é a sua capacidade de enxergar pontos de otimização pouco visíveis. Além disso, sempre surgem novas tecnologias e estudos, empresas onde esse serviço não era viável torna-se viável após um tempo.

Listamos algumas formas de identificar se sua empresa precisa de um Mapeamento de Processos.

1) Se sua produção não supre a demanda;

2) Há superprodução, levando a geração de estoques e, consequentemente, gastos e perdas de produtos;

3) Alguns funcionários passam um bom tempo sem tarefas enquanto outros estão sobrecarregados;

4) Qualidade do produto muito variante.

Alguns do benefícios de um Mapeamento de Processos

Ao final do projeto, os funcionários da empresa passam a ter um trabalho muito mais fluido e distribuído. E o dono passa a acompanhar os resultados muito mais facilmente, podendo identificar a causa exata de futuros problemas; é garantida também maior assertividade com novas estratégias.

Na etapa de otimização de processos, a empresa terá uma redução de seus custos operacionais porque, após um tempo do fim do projeto, a eficiência dos funcionários aumenta, os custos por peças/produtos são consequentemente reduzidos.

Se você se interessou e necessita de ajuda para otimizar processos da sua fábrica, solicite um Mapeamento de Processos contatando a Elementus pelo número (81) 3103-9033 ou preenchendo o formulário nesse link. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

#Blog

7 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com