• elementusjr

A Indústria de molhos e temperos - Parte 2: Ketchup



Apesar da crise que o país enfrenta, um segmento que continua se destacando e crescendo no mercado é o de alimentos com apelo mais saudável.

Uma análise de tendências realizada em 2016 pela Mintel (fornecedora global de pesquisa de mercado) demonstrou que 76% dos brasileiros buscam por uma alimentação mais saudável.

Essa é uma excelente oportunidade para empresários da indústria de temperos, os quais são tidos muitas vezes como vilões de uma boa alimentação.

Uma versão mais saudável do popular Ketchup é o Ketchup zero, que contém muito menos açúcar em comparação com a formulação tradicional do molho.

Características do Ketchup

Inicialmente classificado como um molho, hoje em dia também é considerado como um condimento ou um ingrediente, sendo um importante insumo na fabricação dos molhos barbecue e agridoce.

Os desafios da formulação se deve à variedade de características de um bom ketchup. Ele precisa ser salgado, doce, picante, condimentado e ácido, tudo ao mesmo tempo.

Apesar de o tomate ser o ingrediente principal na maioria das formulações, é possível desenvolver formulações com sabores de goiaba, pimentão, amora e etc.

Um fato que muitos não sabem é que as versões tradicionais possuem uma grande quantidade de açúcar, algo em torno de 22 g de açúcar em 100 g do produto. Quando consumido em excesso pode desencadear doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e obesidade.

Processo Produtivo

A proporção dos ingredientes utilizados varia de acordo com o resultado final desejado por cada empresa, o fluxograma abaixo mostra o processo macro de produção:


Figura 1. Fluxograma de produção de Ketchup

No Rótulo do produto deve constar a data de fabricação, validade, lote, dentre outras informações exigidas pela legislação.

Vale salientar a importância de seguir as Boas Práticas de Fabricação (BPF), que garante a qualidade do produto dentro dos padrões da legislação sanitária vigente, vide RDC 12/2001 e 14/2014. Assim, a saúde dos consumidores não é comprometida e a marca ganha confiança no mercado.

Leia o primeiro artigo da série "A Indústria de molhos e temperos" (AQUI)

Fonte: E-book Elementus Júnior Consultoria

#Blog

0 visualização
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com