• elementusjr

Indústria da Cachaça: Conhecendo o Setor



A cachaça é uma bebida feita da fermentação e destilação do melaço proveniente da cana-de-açúcar. Foi descoberta pelos escravos dos engenhos de açúcar em meados do século XVI. Era considerada uma bebida de baixo status, pois costumava ser consumida apenas pelas baixas camadas da sociedade, enquanto a elite brasileira da época preferia vinhos e a bagaceira (aguardente de bagaço de uva), trazidos de Portugal.

Porém, mesmo assim os engenhos de cachaça foram se espalhando, tornando-se a bebida alcoólica mais consumida no Brasil Colônia. Séculos se passaram e a sua popularidade aumentou. Atualmente, a cachaça é a segunda bebida mais consumida no país - perdendo apenas para a cerveja. É também reconhecida pelo mundo como tipicamente brasileira.

Vale salientar que, de acordo com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) denomina-se "Cachaça" :

"A aguardente proveniente da destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, produzido em território brasileiro, com graduação alcoólica variando entre 38% vol e 48% vol, podendo ser adicionada açúcares de até 6 g/l expressos em sacarose."

Apesar da produção de cachaça no Brasil ser enorme, cerca de 2 bilhões de litros por ano, a regularização das Cachaçarias é baixa. A burocracia que acerca da Qualidade dos Produtos como questões de legalização da produção industrial ou em alambique atrapalha e desestimula o produtor a lançar-se como uma marca confiável no setor. No entanto, mesmo havendo obstáculos, com base em dados publicados pelo SEBRAE, a indústria da cachaça tem alta capacidade de geração de renda e empregos. São cerca de 40 mil produtores gerando 600 mil empregos, diretos e indiretos.

Curiosidade!

Não podemos chamar aleatoriamente qualquer bebida de cachaça sem levar em consideração tais especificações, ou seja, "Cachaça de Banana", "Cachaça de Jambu" e "Cachaça do país X" são termos inadequados utilizados para bebida de que não são cachaça propriamente dita; além disso, é redundante utilizar a expressão "cachaça brasileira".

Fonte: Ebook sobre Cachaça - Elementus Júnior Consultoria

#Blog

110 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com