Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com
  • elementusjr

Indústria Cervejeira: diferenças entre "Ale" e "Lager"



O mercado cervejeiro se diferencia em basicamente dois tipo: as cerveja do tipo Lager e do tipo Ale.

Nesse artigo, exploramos as principais diferenças entre ambas. Veja:

Diferença entre as cervejas Lager e Ale

O tipo de fermentação é a maior diferença entre os estilos. As Ale são produzidas com alta fermentação e, na maioria das vezes, a levedura atua no topo do tonel. Já as Lagers são feitas com baixa fermentação ou também conhecido como fermentação a frio.

No grupo das Lagers (estilo mais consumido no Brasil) alguns exemplos são a famosa Pilsen, American Lager e Helles. No grupo das Ales se destacam a American Pale Ale (APA), a India Pale Ale (IPA) e Irish Red Ale, por exemplo.


Sobre a Lager

Originário da Baviera do século XIX, a Lager surgiu com o hábito de guardar as cervejas em caves muitos frias. O resultado era uma fermentação que ocorria no fundo do tonel, e à temperaturas bem baixas (entre 6 e 12 graus). Apesar do grupo apresentar características variadas, em geral as “Lager” são cervejas mais leves, de cor clara, com amargor moderado, alta carbonatação e graduação alcoólica entre 3 e 6%.

Esse estilo acabou viajando pela Europa junto com os mestres cervejeiros até chegar na cidade de Pilsen, onde foi criada a cerveja Lager mais famosa até os dias de hoje. É daí que originou-se as denominações Pilsen ou Pils para o estilo Pilsener.

A American Lager também é um estilo famoso entre as Lagers. Uma cerveja bem leve e refrescante, feita para ser bebida bem gelada. Entre as marcas mais conhecidas desse estilo, temos as americanas Budweiser e Coors. No Brasil, as marcas tradicionais como Skol e Brahma também são American Lagers, mesmo que no rótulo tenha a descrição de Pilsen.

Outro estilo, bem menos conhecido, chama-se Helles. Ideal para quem quer começar no universo das cervejas especiais e artesanais. É uma variação com menos lúpulo, mais maltada e originária de Munique. O estilo serviu de modelo para a fabricação das primeiras Pilseners e atualmente já é o mais consumido durante a Oktoberfest de Munique.

Sobre a Ale

A fermentação é chamada de alta porque a levedura acaba ficando no topo do tonel e também porque a temperaturas é elevadas para a fermentação (entre 15 a 24 graus). Esse é o processo mais antigo, realizado antes das cervejas de baixa fermentação serem criadas. Esse processo cria cervejas mais complexas, frutadas e lupuladas. São mais encorpadas, mas o sabor e a cor pode variar bastante.

Entre as Ales, o estilo mais famoso é, sem dúvida, a Pale Ale. São cervejas de cor clara, e o tom da cor é definido pelo lúpulo utilizado na receita. Tem sabor mais forte, um pouco mais amargo, mas é bem seca.

Outro estilo famoso é o India Pale Ale, também conhecido como IPA. Tradicionalmente, são as cervejas um pouco mais amargas, com o sabor do lúpulo prevalecendo muito.

Se você se interessou e necessita de ajuda para iniciar ou otimizar a produção de sua cervejaria, contate a Elementus Júnior Consultoria pelo número (81) 3103-9033 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

#Blog

3 visualizações