Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com
  • elementusjr

Energia para indústria e comércio ficará mais cara em 2017



Conforme o contrato estabelecido entre a Celpe e a União, a revisão tarifária ocorre a cada quatro anos no estado de Pernambuco. A partir de Maio deste ano, tanto os consumidores residenciais como os de alta tensão (indústria e comércio de médio e grande porte) sofrerão aumento de 8,87% e 4,85%, respectivamente.

Os dois componentes responsáveis por 89% desse aumento foram a indenização com a transmissão e o risco hidrológico, que é o risco de não atendimento à demanda contratual devido à uma hidrologia desfavorável (longos períodos de seca).

Além do aumento, a bandeira tarifária continuará na cor vermelha durante o mês de Maio, com cobrança extra de R$ 3 a cada 100 kWh de energia consumidos.

Contudo, valendo-se de técnicas de otimização energética, pode-se reduzir o consumo da energia elétrica nos estabelecimentos. Por exemplo, é possível aproveitar o calor residual das caldeiras para aquecimentos nos diversos processos produtivos de laticínios.

Cerca de 70% dos custos com processos de compressão são com energia elétrica e boa parte é transformada em calor. Uma alternativa é instalar um trocador de calor que é conectado ao sistema de circulação do lubrificante do compressor e transfere o calor do lubrificante aquecido para a água. Essa água, que sai a temperaturas de 70ºC ~ 90ºC, pode ser utilizada em diversas outras atividades, como mostra o esquema abaixo:


Fonte: G1 Pernambuco

#Blog

0 visualização