• elementusjr

Dia Mundial da Energia: a importância de eficiência energética para as indústrias



29 de Maio. Nesta data é comemorado o dia mundial da energia, momento para ser lembrado com responsabilidade e consciência dos gastos energéticos do dia a dia, seja em uma residência ou indústria.

As indústrias são responsáveis por cerca de 41% do consumo de energia elétrica do país. Assim, devido a essa importância do setor industrial nesse âmbito e, ainda, do aumento do consumo industrial, tem-se a necessidade de aumentar o suprimento de energia elétrica.

A partir de Maio deste ano, tanto os consumidores residenciais como os de alta tensão (indústria e comércio de médio e grande porte) sofrerão aumento de 8,87% e 4,85%, respectivamente. Clique aqui e confira nossa matéria completa sobre esse reajuste.

Visando a conservação e o uso eficiente de energia pelos diversos segmentos industriais, sem prejudicar o atendimento da demanda do setor, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elaborou uma cartilha com sugestões práticas no dia a dia das indústrias. Essa cartilha tem o objetivo de promover e difundir a eficiência energética, sem comprometer a qualidade do produtos, a segurança e a capacidade de produção.

Confira agora algumas dicas de como economizar essa energia:

Motores Elétricos

- evitar instalar o motor em ambiente com pouca ventilação, uma vez que o superaquecimento desse equipamento prejudica seu desempenho;

- adotar variadores eletrônicos de velocidade, que ajudam o motor a trabalhar na área de máxima eficiência.

Sistema de Ar Comprimido

- evitar variações de diâmetros e curvas em excesso, uma vez que isso reduzirá as perdas na distribuição do ar comprimido;

- verificar periodicamente as condições do compressor, já que desgaste excessivo e vazamentos fazem o equipamento consumir mais e produzir menos.

Sistema de Refrigeração

- verificar o isolamento térmico das tubulações de líquido e de gás;

- verificar a possibilidade de modulação de carga das unidades compressoras;

- verificar se existem vazamentos de fluido frigorígeno.

Essas são algumas recomendações do que é possível fazer em uma indústria para o uso eficiente da energia e, assim, reduzir os gastos com esse insumo indispensável nas produções industriais.

Faça aqui o download da cartilha “Uso Eficiente de Energia Elétrica na Indústria”, disponibilizada pelo CNI.

Fonte: CNI – Portal da Indústria.

#Blog

54 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com