Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com
  • elementusjr

BPF - Boas Práticas de Fabricação



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) diz que:

“As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos.”

O conjunto de medidas a serem tomadas estão em um manual onde são especificados alguns aspectos, tais quais os requisitos de identificação, armazenamento e transporte das matérias-primas e requisitos higiênico-sanitários das instalações e dos equipamentos utilizados na produção. Vale salientar a necessidade da aplicação dessas medidas para que a comercialização do produto seja legalizada (um exemplo disso é a produção de cerveja artesanal, que cresceu bastante nos últimos anos, mas muitos produtores não seguem tais práticas).

A implementação das Boas Práticas de Fabricação não fornece apenas segurança à saúde do consumidor e adequação da empresa às leis. Sua prática também evita variabilidade das características do produto por agentes externos e, dessa forma, garante uma das principais vantagens de qualquer produto forte no mercado: a Qualidade.

No manual de BPF também há informações quanto ao layout da produção, devendo ser ordenado, linear e sem cruzamento afim de evitar contato direto dos processos e reduzir o tempo de produção.

Observa-se abaixo exemplos de fluxogramas com processos sem e com cruzamento, respectivamente.


Fonte: ANVISA

Edelbrau newsletter

#Blog

10 visualizações