Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com
  • elementusjr

4 dicas para a implantação de Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos



Manipulação de alimentos é toda operação efetuada sobre a matéria-prima para obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda.

De acordo a RDC nº 216/04 - ANVISA, as boas práticas são procedimentos que precisam ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.

A implantação de Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos é importante para que o empreendedor se certifique de que está cumprindo com as normas da ANVISA, evitando assim posteriores problemas com órgãos fiscalizadores.

Para a implantar das boas práticas são necessárias inicialmente algumas adaptações no local, além de manutenção das instalações. É preciso garantir qualidade da água, a limpeza e a higiene do local. Além disso, é importante estabelecer cuidados com o lixo, para evitar insetos, roedores e outros animais.

Principais Dicas

Verificação da origem dos produtos que virão a ser utilizados no preparo dos alimentos

É essencial atenção a essa etapa. Jamais use produtos que aparentam cor e sabor alterados e sempre verifique a validade dos insumos. Isso ajudará a evitar problemas com a qualidade do alimento, além de diminuir os riscos com possíveis prejuízos.

Acondicionamento correto dos insumos, de acordo com as exigências em seus rótulos;

Procure sempre conservar os alimentos cobertos, protegendo-os de possíveis contaminações do ambiente. Além disso, não deixe sempre os alimentos expostos em temperatura ambiente. Obedeça às suas instruções de armazenamento para que assim sejam evitados grandes prejuízos.

Jamais utilize latas enferrujadas, estufadas ou com vazamentos. Elas podem estar contaminadas, trazendo um enorme risco a quem irá consumir aquele produto. Nunca coloque alimentos em contato direto com o chão. Realizar a desinfecção de vegetais in natura e a higienização correta dos equipamentos, dos utensílios e das instalações.

Busque sempre cozinhar muito bem os alimentos. Antes disso, todos devem ser devidamente higienizados. Você pode lavar frutas e legumes em água corrente, deixando-os por 15 minutos em solução clorada, enxaguando depois em água corrente. Assim, você estará evitando ao máximo qualquer microrganismo que possa vir a afetar o alimento. As mãos de quem manipula o alimento precisam também estar sempre bem lavadas, procurando sempre fazer a higienização da forma correta.

Tenha funcionários cientes das normas e capacitados para os procedimentos

Todas as informações de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos adotadas no seu estabelecimento precisam estar claras para todos os seus funcionários. É interessante que, além de capacitá-los, você busque deixar os procedimentos documentados e de fácil acesso a todos. Ter funcionários conscientes do que foi estabelecido é crucial para o funcionamento ideal.

Como a Elementus atua?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. BPMA é um dos serviços presente na nossa área de atuação. Por meio de uma reunião de diagnóstico gratuita, faremos a categorização do segmento com base em critérios específicos. Através da categoria na qual for classificada o empreendimento, atuaremos na produção do Manual de Boas Práticas, assim como de manuais de Procedimentos Operacionais Padrão.


16 visualizações