• elementusjr

Gestão de estoque: o que é? Para que serve?



O Estoque é A ESSÊNCIA do varejo, especialmente no caso de mercados, panificadoras e empreendimentos alimentícios que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja, implantando uma eficiente Gestão de Estoque com o intuito de estruturar de forma adequada a sua demanda.

Importância de estoque para o ramo alimentício:

Estoque é todo produto que está sendo armazenado para ser entregue ao cliente posteriormente, ele pode ser feito como depósito de Matéria Prima, Produtos semiacabados e acabados.

São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.

Porém, com uma ineficiente gestão de estoque, alguns problemas podem surgir acarretando uma inadequação do estabelecimento para com o mercado e sua demanda.

Problemas comuns presentes em Estoques mal elaborados:

-Falta de controle de Estoque:

Com a ausência de um controle integral de todo o processo de venda o estabelecimento fica propenso a riscos na análise do andamento das operações, avaliação do desempenho das vendas e de sua estratégia operacional. A utilização de um sistema regulador tem o intuito de evitar essas falhas.

-Compra de itens desnecessários:

Sem um real conhecimento da quantidade de cada produto presente no estoque, se torna corriqueira compras acima do necessário, e possíveis desperdícios dos armazenados;

-Furtos e Desvios de produtos:

É necessário um domínio de entrada e saída dos produtos no estabelecimento, e isso só se faz efetivo com um controle de estoque automatizado, para controlar todas as movimentações relacionadas com os insumos, gerando mais segurança e organização, e evitando possíveis furtos e desvios nas mercadorias;

-Armazenamento inadequado:

Produtos mantidos em locais indevidos, que podem afetar a qualidade dos mesmos e exposição a temperaturas elevadas , devem ser evitados ao máximo para que isso não se perpetue e gere uma insegurança no cliente e um prejuízo na empresa.

Gestão de Estoque

Os resultados decorrente de uma Gestão de Estoque são percebidos na melhoria dos processos da sua empresa e na lucratividade , pois torna os processo mais produtivos e eficientes.

Através da obtenção deste serviço de controle de estoque, será gerado na empresa :

-Fluxo de Mercadorias:

Regulando a entrada e saída de produtos, tendo cada item devidamente cadastrado.

-Otimização no processo de estocagem:

Deixando os funcionários cientes da demanda, quantidade, validade e conservação da qualidade de cada produto.

-Controle do Estoque:

Gera um maior controle em relação as entregas dos fornecedores e claro um maior conhecimento sobre seu produto através , do lucro gerado, faturamento, custo de produção e manutenção de estoque.

Para ter uma boa gestão de estoques, é necessário que se tenha um equilíbrio

entre previsão da demanda e o cálculo apropriado para o tamanho do estoque.

Como a Elementus pode auxiliar nesse processo?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Gestão de Estoque é um serviço presente na nossa área de atuação, por meio do qual o empreendedor poderá contar com uma otimização de gastos e segurança financeira no mercado!


10 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com