• elementusjr

A importância das Boas Práticas na produção de Bolo de Rolo

Atualizado: Fev 8



Além de Patrimônio Imaterial do nosso estado, o Bolo de Rolo, alinhado na sua tradição, virou negócio de muitos Pernambucanos. Sendo mais reconhecido e divulgado, o bolo de rolo aumentou a sua fama, passando a ser produzido em quase todos os estados do nordeste, mesmo sendo de Pernambuco originalmente.

Para fazer esse Patrimônio Pernambucano, de forma mais básica, é necessário açúcar, ovos, manteiga, farinha de trigo, goiabada e água. Entretanto, pela maioria dos produtores serem artesanais, se não tomar os devidos cuidados, o bolo de rolo pode ser um lar para os contaminantes de alimentos em produção artesanal.

Esses contaminantes são definidos por qualquer matéria estranha presente no alimento, mas que não pertença a ele. São divididos em três classes:

Físicos: Fragmento de palha de aço; Cabelo; Fios de barba; Pedaços de unha; Pedaços de unha; Pedra de Feijão; Caco de Vidro;

Química: Produtos de limpeza; Inseticida;

Biológica: Fungos; Bactérias; Protozoários; Vírus; Vermes;

Diante disso, existem algumas medidas de controle que visão evitar essas contaminações. São as Boas Práticas. Nesse sentido, tanto a Portaria 368/97 do MAPA quanto a Resolução RDC 216/2004 da ANVISA, trazem regulamentos técnicos pra a execução das Boas Práticas.

O que difere essas duas Legislações é que a Portaria 368/97 do MAPA é fundamentada nas Boas Práticas de Fabricação (BPF) para estabelecimentos que fazem ou industrializam alimentos, quanto a Resolução RDC 216/2004 da ANVISA é voltada para a manipulação do alimento.

Como a Elementus pode auxiliar nesse processo?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) são serviços presentes na nossa área de atuação, por meio do qual o empreendedor pode ter um diferencial competitivo no mercado!

Se você se interessou e necessita de ajuda para realizar uma consultoria de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e/ou Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA), contate a Elementus Júnior Consultoria pelos números (81) 3103-9033 e (81) 99224-6150 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

#bpma #bpf #Blog #serviço

14 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com