• elementusjr

Dicas para evitar a contaminação na produção de polpa de fruta



A produção de polpas de fruta se tornou um meio rentável de lidar com o excesso de frutas produzidas na safra ou não aceitas no padrão de comercialização, além de abranger a necessidade que clientes tinham de consumi-las independente da época de sua produção ao longo do ano. No Brasil, o mercado tem espaço considerável na economia e tem feito parte de listas de compras de consumidores, que vem aderindo à onda de alimentação saudável e substituindo refrigerantes e bebidas industriais por opções mais benéficas para a saúde.

Nesse âmbito, um maior número de produtores de polpa de fruta, tanto artesanal como industrial, tem surgido e, com eles, a regulamentação que garante a segurança alimentar do consumidor final.

Estar compreendido na regulamentação e atender a todas as normas de segurança alimentar não apenas garante a continuidade legal das atividades do empreendimento, como também qualidade do alimento e confiabilidade por parte do consumidor. Assegurar boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos é indispensável em uma produção. A seguir, selecionamos algumas dicas para auxiliar a implementação destas:

Manipulação dos alimentos: o uso de equipamentos de proteção tais como luvas, toucas e máscaras e a higienização do espaço produtivo é essencial para a diminuição de riscos de contaminações externas. Lavar as frutas adequadamente e com os produtos corretos também é um passo importante.

Seleção das frutas: a escolha das frutas também é relevante para o produto final. Ao escolher as frutas, é fundamental que estejam em bom estado e dentro da validade.

Maquinário e equipamentos: utilizar maquinário de aço inoxidável e de fácil higienização. Assim como o maquinário, equipamentos como facas, recipientes e outros utensílios devem ser higienizados e sanitizados antes e após o uso, para evitar que poeiras, resquícios ou outros infectantes entrem em contato com as frutas.

Utensílios individuais: cada tipo de fruta deve ter seus utensílios específicos, para evitar a contaminação de tipos diferentes de frutas

Ambiente: o ambiente deve ser, de preferência, arejado, para evitar o surgimento de micro-organismos.

Como a Elementus pode auxiliar nesse processo?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA) são serviços presentes na nossa área de atuação, por meio do qual o empreendedor pode ter um diferencial competitivo no mercado!

Se você se interessou e necessita de ajuda para realizar uma consultoria de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e/ou Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA), contate a Elementus Júnior Consultoria pelos números (81) 3103-9033 e (81) 99224-6150 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

#Blog #polpadefruta #bpf #bpma

0 visualização
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com