Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com
  • elementusjr

Contaminação cruzada na produção de alimentos sem glúten



A produção dos chamados alimentos funcionais tem ganhado destaque atualmente, principalmente pela ampla divulgação das doenças que impedem o consumo de alimentos usuais. Em especial, a doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e seus derivados. Mas além do público celíaco, existe também um mercado crescente que quer evitar consumir alimentos com glúten para dietas de emagrecimento, de aumento de performance esportiva, entre outros.

Para os produtores de alimentos é um verdadeiro desafio produzir seus alimentos sem glúten pela dificuldade em substituir insumos sem prejudicar as propriedades físicas e de sabor. Como se já não bastasse, o risco de contaminação cruzada é uma ameaça extremamente relevante. Você sabia que a farinha de trigo pode ficar no ar até 24 horas depois de manuseada? Sabia que para os celíacos, uma concentração de glúten na escala de partes por milhão pode ser prejudicial a ponto de comprometer sua saúde? É um diferencial estratégico poder colocar na embalagem do seu produto que ele é livre de glúten, mas isso exige muita responsabilidade para produção uma produção livre de contaminações. Mas como evitar essas contaminações cruzadas?

É muito importante que seja utilizada uma linha de produção específica para alimentos livres de glúten, de forma que não tenham nenhum tipo de contato com a proteína proveniente de outros alimentos. Mas e se eu não tiver estrutura necessária para ter linhas de produção separadas, não posso ter produtos livres de glúten? Pode! Mas deve redobrar os cuidados: separar dias específicos para produção de cada tipo de alimento, respeitando o prazo de no mínimo 24 horas entre a fabricação de produtos com glúten, para os sem glúten, respeitando normas e boas práticas de higienização e de manipulação dos alimentos.

A Elementus pode te ajudar a implementar todas as medidas necessárias para uma produção eficiente e livre de contaminação cruzada por meio de análises e elaboração de manuais de boas práticas. Entre em contato conosco hoje mesmo e ganhe mais esse diferencial estratégico!


1 visualização