• elementusjr

Você sabe o que é Ficha Técnica?



Profissionais e empresas bem sucedidas no ramo alimentício reconhecem a necessidade de um controle rígido dos custos dos pratos disponíveis no cardápio. Para isso, muitos empreendimentos adotam o uso da ficha técnica, uma ferramenta simples que permite calcular o custo correto do produto a ser comercializado com base em um controle da utilização de insumos. Ela impacta diretamente no modo de preparo dos pratos, reduz desperdícios e gera lucro.

Existem dois tipos de fichas técnicas: a operacional e a gerencial. A diferenciação desses modelos se dá apenas pelo detalhamento das informações fornecidas. A operacional é ideal para indicar os processos produtivos detalhadamente, com quantidades e insumos. A gerencial, por sua vez, possui informações que são mais relevantes para quem gerencia o estabelecimento, como valores de custos.

Quem precisa utilizar a ficha técnica?

Quem trabalha com alimento reconhece a necessidade de possuir informações práticas. Sendo assim, a ficha técnica auxilia na redução de riscos de alteração no padrão de qualidade do produto por entrar um novo funcionário na empresa, uma vez que esse funcionário também terá conhecimento do processo produtivo, potencializando a adequação dele às operações da cozinha.

Infelizmente, a visão de muitos empreendedores se concentram apenas no “ticket médio”, isto é, dividem o montante ganho pela quantidade de clientes do dia. Essa prática leva a conclusões errôneas acerca do que está acontecendo na sua empresa.

Assim, a padronização oferecida pelo uso correto da ficha técnica fornece um amplo conhecimento sobre os processos produtivos do estabelecimento e, por isso, é um procedimento que deve ser adotado por todos os empreendedores. Dessa maneira, você consegue verificar qual é o custo efetivo do seu produto, ajudando na precificação, montagem de cardápio, controle de insumos e na organização da rotina produtiva da empresa. Ou seja, fazer uma ficha técnica é o primeiro passo para um bom gerenciamento do seu empreendimento.

Como a Elementus atua?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Ficha Técnica é um dos serviços presente na nossa área de atuação, por meio do qual acompanhamos passo a passo a produção do cliente e a partir disso é criada uma padronização através da elaboração de receitas.

Deseja gerir melhor os seus insumos para reduzir desperdícios? Contate a Elementus Júnior Consultoria pelo número (81) 3103-9033/(81) 99224-6150 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

Referências Como fazer uma ficha técnica. Menu Control. Ficha técnica de alimentos. Blog do Comercial Igara.


0 visualização
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com