• elementusjr

Saiba qual o melhor tipo de madeira para o armazenamento de sua cachaça



A aguardente provinda da cana de açúcar, conhecida mundialmente por cachaça, existe há aproximadamente 400 anos e os seus primeiros consumidores foram os escravos africanos no Brasil. Eles bebiam o líquido para dar energia no decorrer do dia e aliviar um pouco o árduo trabalho que enfrentavam constantemente.

Trata-se da segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil. O país movimenta cerca de 1 bilhão de reais na comercialização de cachaça por ano, segundo o Programa de Desenvolvimento de Aguardente de Cachaça (PBDAC). Há diversas formas de armazenar bebidas alcoólicas e com a cachaça não é diferente. O envelhecimento dessa bebida é uma prática que modifica a qualidade química e sensorial, agrega cores, sabores e aromas diferenciados, pois o tipo de madeira em que ocorre o seu armazenamento possibilita essa variação. A bebida é retida em barris de madeira em espaço livre de iluminação, vento e calor.

Confira abaixo os tipos de madeira mais comuns para armazenamento, classificados conforme a coloração:

Branca - Sendo também nomeada com as expressões Clássica, Tradicional ou Prata, a cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que não pode haver nenhuma alteração de cor.

Madeiras ideais para esse tipo de coloração:

Araucária Caracterizada por ser uma das madeiras mais duras, é utilizada com maior finalidade pelos produtores que querem uma cachaça completamente transparente e sem aroma (ou sabor provindo de algum material utilizado na fabricação).

Jequitibá

Uma madeira nobre, possui a particularidade de reagir pouco com a bebida. Deixa a cachaça aproximadamente com transparência total além de proporcionar exclusivamente o puro gosto da cana-de-açúcar.


Amarela - Denominada pela expressão Ouro, a cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração.

Madeiras ideais para esse tipo de coloração:

Amburana Também conhecida como Imburana ou Umburana, essa madeira proporciona uma bebida de cor amarelada, baixa acidez e teor alcoólico, deixando a cachaça mais suave com notas doces.

Amendoim

Esse tipo de madeira é bem recomendada para o armazenamento da cachaça que será utilizada em drinks, pois o amendoim proporciona acidez moderada e cor pouco amarelada, conservando o caráter e a integridade da bebida.

Bálsamo

É uma das madeiras mais usadas para fazer barris de cachaça, tornando-a ligeiramente amarelada e com um sabor marcante da madeira.

Carvalho

Conhecido por tornar a cachaça com cor e sabor bem característico, o barril de carvalho diminui a acidez e a torna mais macia. A bebida adquire uma cor de ouro claro, um aroma que remonta ao da baunilha e um gosto levemente doce.

Castanheiro-do-pará

É caracterizado por não alterar muito a cor da cachaça, a bebida adquire um tom levemente bronzeado. Deixa a cachaça com um gosto adocicado e puxado para a castanha.

#Blog #cachaça

0 visualização
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com