• elementusjr

4 dicas para uma Gestão de Estoque de sucesso



Você sabe o que é gestão de estoque?

Essa técnica é uma metodologia que se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro com inúmeras aplicações nas indústrias e empreendimentos de variados segmentos. Uma das razões para se aplicar a gestão de estoque é o fato de tal prática ajudar no devido atendimento das demandas, além de promover a continuidade e economia das operações.

No final das contas, uma empresa que dependa de produção terá dificuldades em sobreviver sem um bom sistema de gerenciamento de estoques.

Como você pode ter esse gerenciamento no seu estabelecimento?

Nenhuma metodologia é aplicável da mesma forma em lugares diferentes, mas existe uma série de dicas que podem auxiliar na prática dessa técnica que, se realizada de forma eficiente, pode trazer uma maior quantidade de oportunidades para o seu negócio e pode ser considerado uma boa estratégia para gerar vantagem no mercado. Além disso, um dos benefícios mais atrativos desse planejamento é a redução de custos que ele traz para a empresa já que ele mantém o nível correto no estoque evitando perda de lucro na empresa e tornando também o processo mais simples.

Abaixo temos 4 passos para uma gestão de estoque de sucesso no seu negócio:

Cadastre os seus produtos

Esse é um dos primeiros passos para um controle básico de estoque. É essencial que sejam cadastrados todos os seus produtos no sistema atribuindo informações quantitativas do estoque, ou seja, quantos produtos ainda possui no estoque. É importante sempre lembrar de atualizar o estoque após as vendas de produtos para que você possua as informações corretas sempre à mão.

Organize os produtos

A organização do estoque da empresa deve ser uma prioridade para todo empresário. Você precisa garantir que a mercadoria desejada seja encontrada no seu espaço facilmente. A organização física dos produtos no estoque permite que você avalie com precisão o espaço que precisa, ganhe tempo e evite gastos extras.

Ache os fornecedores certos e programe suas compras

É ideal que você obtenha preços compatíveis com o mercado e melhore a qualidade dos produtos que você disponibiliza na sua loja. Trabalhar com os fornecedores certos pode ajudar muito nessa tarefa.

Foque nos fornecedores que oferecem certo equilíbrio entre preço, prazo de entrega, prazo de pagamento e qualidade. Analise esses fatores, escolha e invista nesses fornecedores.

Além disso, criar uma lista com as datas de compra de cada produto é essencial para que você sempre saiba a hora certa de contatar seus fornecedores e fazer a reposição dos produtos.

Separe os produtos

Manter um controle separado dos produtos que registram maior saída dos menos vendidos é uma ótima ideia para otimizar o estoque. Na maioria das vezes, os menos vendidos trazem mais lucro e não podem faltar: geralmente são os produtos mais difíceis de encontrar no mercado, porém são encontrados na sua loja. A vantagem de possuir esses produtos pode ser uma boa estratégia competitiva para o seu negócio frente aos concorrentes.

Se interessou por Gestão de Estoque ou quer aperfeiçoar a estocagem da sua empresa? Contate a Elementus Júnior Consultoria pelo número (81) 3103-9033 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!

#Blog

8 visualizações
MKT_-_Logo_Monocromática_Branca_-_2018.p

Contate a Elementus

Elementus Júnior Consultoria  ©2020

Endereço

Nossas redes

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Av. dos Economistas, 24-52 - Cidade Universitária, Recife - PE, Brasil

Das 08h - 17h

(81) 3103-9033 
(81) 99224-6150
info@elementusconsultoria.com